Um Raio no meu avião

raio no avião osaka

Luz forte. Muito forte!

Dia 1º de janeiro de 2014. Voo AD 5169, Azul, de Chapecó SC para Campinas SP.

Foram duas tentativas de pouso em Viracopos. Na primeira o mau tempo. Na segunda, quase tocando a pista, também o mau tempo.

Mais alguns bons minutos sobrevoando Campinas e… “com sua atenção, devido às más condições climáticas vamos pousar em Ribeirão Preto”.

Susto.

Já em Ribeirão Preto SP o piloto nos informou que um dos motivos de não termos pousado em Viracopos era porque havíamos sido atingidos por um “raio” durante o voo.

Susto em dobro, mas já estávamos em solo firme.

Após uma verificação da aeronave, voltamos para o céu… prontos para aquela velha piadinha: “com emoção ou sem emoção?!”.

Agora sim, em casa. E graças a “Gaiola de Faraday”*.

***

Tecnicamente falando

 Raio I

Em caso de raio, as aeronaves são revestidas com metal e quase sempre funcionam apenas como condutoras de energia.

Raio II

Em caso de um raio, as chances dos passageiros ou de um avião virarem churrasquinho aéreo são muito pequenas. Vá lá, são um pouco maiores que o azar de um relâmpago tostar um de nós em terra firme, mas, mesmo assim, ainda muito raras. Em todo caso, se essa tremenda zica acontecer, provavelmente a aeronave vai escapar ilesa.

Raio III

A fuselagem de helicópteros e aviões fica protegida por um revestimento de metal – normalmente, o alumínio -, que funciona como uma blindagem para a cabine da aeronave. Como o metal é um bom condutor de eletricidade, a corrente elétrica irá contornar a fuselagem, dando a volta por fora antes de chegar ao chão. Como o relâmpago sofre esse desvio, a aeronave continua firme e forte e os passageiros ficam em segurança.

Raio IV

Essa técnica de proteção de aviões dos raios é conhecida como “Gaiola de Faraday“*.

Fonte de inspiração técnica: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-acontece-se-uma-aeronave-receber-um-raio-em-pleno-voo e http://www.avioesemusicas.com/raios.html. Imagem meramente ilustrativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s